
Colégio Estadual
Francisco Varella
LEIA TUDO SOBRE ELE
Texto desenvolvido pelo Historiador e Professor: Alessando Fernandes de Oliveira
Viajando no tempo, vamos lembrar do grande jornalista que daria nome ao Grupo Escolar, o Senhor Domingos Mendes da Piedade. Contudo, foi substituído por Francisco Varella , antigo professor de História do Liceu de Niterói, que muito lutou junto ao Inspetor Estadual Doutor Jorge Barata e a Professor Dórica Valle de Oliveira, para transformar em realidade uma escola, que há alguns anos era reivindicada pela população carmense.
O jornalista Domingos Mendes da Piedade foi o precursor, em nossa cidade, na oferta de informações, através de seu jornal "O Carmense", fundado em 1880, e também na ofertada educação pública gratuita. em 4 de setembro de 1887, junto com outros carmenses, foi fundado o Clube de Instrução Gratuita. Uma escola noturna que era localizada na Rua Abreu Magalhães, em prédio emprestado. Como alcançou sucesso em pouco tempo de existência, o Clube ganhou prédio próprio na Rua Martinho Campos, onde hoje funciona o Centro Municipal de Reabulitação. E naquele local funcionou por longos anos, instruindo muitas pessoas.
No ano de 1890, em 23 de agosto, o CluBE recebeu a visita do primeiro governador do estado do Rio de Janeiro, o senhor Francisco Portella, afirmando sua imporância para a classe desfavorecida e ofereceu uma verba de 6000 mil réis anuais para manuntenção do mesmo. O tempo e a falta de verbas acabaram não favorecendo a continuidade do Clube de Instrução Gratuita.
Alguns anos se passaram sem uma escola pública de qualidade como era o Clube de Instrução Gratuita. os cidadões e também os inspetores, como Doutor Jorge Barata e a professora Dona Guiomar Souto Avellar, sabiam da importância de uma escola na cidade. Após muitos esforços junto ao Governador da época, o Comandante Ary perreiras, foi criado o Grupo Escolar , com o nome de francisco Varella e não o do antigo jornalista, através do decreto n° 205, em 28 de agosto de 1935 e publicado no Diário Oficial em 06 de setembro de 1935
Inicialmente o Grupo Escolar iria ser instalado no antigo prédio do Clud de Instituição Gratuita que há muito estava abandonado e seria cedido para este fim sem ônus para o estado por um período de dez anos. Mas ele necessitava de reparos e adaptações para o bom funcionamento, o que acabou não se concretizando.
Passados alguns meses do decreto de criação do Grupo Escolar o jornal "Correio do Carmo", em 27 de outubro de 1935, cobrava quando o mesmo começaria a ser realidade. então entra em cena a figura da inspetora Professora Guiomar Souto Avellar, que por volta de 1937, juntando esforços conseguiu a instalação do grupo escolar num prédio cedido pelo Senhor antonio Carlos Ferreira, um libanês, pai da Professora Lair Ferreira Braz. Este local provisório se encontrava em adiantado processo de adaptação e em março daquele ano as salas estariam prontas para receberem o mobiliário escolar. Esse prédio ficava onde hoje é a loja "Presentes & CIA"
Nessa mesma época, em 12 de abril de 1937, a Professora Alva Coutinho tomou posse e assumiu o exercício de Diretora do Grupo Escolar Francisco Varella. pouco tempo depois, chegou a Escola um presente , ofertado pelo Senhor Edgardo Phal e pela Senhora Alice de Magalhães Phal. em 14 de agosto de 1937 a imagem de Jesus Crucificado foi presenteada ao Grupo pelo casal e colocada no Salão de Honra, a mesma que se encontra até os dias atuais no hall de entrada do Colégio.
Posteriormente, o Grupo Escolar Francisco Varella foi transferido para a esquina da Rua Ulisses Lemgruber com a Rua Abreu Magalhães, para um local reformado e adaptado de acordo com as exigências da Engenharia do Estado e lá permaneceu ao longo da década de 1940. Essa transferência ocorreu, porque o antigo prédio na Rua Cônego Gonçalves já não suportava mais a quantidade de alunos matriculados e necessitava de reparos.
em 16 de agosto de 1948 o governo do estado do Rio de Janeiro adquiriu da Prefeitura Municipal de Carmo o terreno para a construção do atual prédio. No ano de 1950, teve início a construção, na esquina da Rua Francisco Lourenço Alves com a Rua Luiz Moura Pinheiro, sendo inaugirado em 1952.
Bibliografia:
Almanach d'O Carmense, 1888.
Almanach d'O Carmense, 1891.
Blog:http://escolavarella.blogspot.com.br/p/nossa-historia.htnl.
Certidão de compra e venda de terrenos, Cartório do Primeiro e Ùnico Ofício. Comarca de Carmo, 1984.
Jornal "O Carmense"
Jornal "Correio do Carmo"
Reminiscências de Carmo, Afrânio Gismonti Machado, 1999.
Ruas de Minha Terra, Afrânio Gismonti Machado, 2005.