top of page

Texto desenvolvido pelo Historiador e Professor: Alessando Fernandes de Oliveira

 

Viajando no tempo, vamos lembrar do grande jornalista que daria nome ao Grupo Escolar, o Senhor Domingos Mendes da Piedade. Contudo, foi substituído por Francisco Varella , antigo professor de História do Liceu de Niterói, que muito lutou junto ao Inspetor Estadual Doutor Jorge Barata e a Professor Dórica Valle de Oliveira, para transformar em realidade uma escola, que há alguns anos era reivindicada pela população carmense.

 

O jornalista Domingos Mendes da Piedade foi o precursor, em nossa cidade, na oferta de informações, através de seu jornal "O Carmense", fundado em 1880, e também na ofertada educação pública gratuita. em 4 de setembro de 1887, junto com outros carmenses, foi fundado o Clube de Instrução Gratuita. Uma escola noturna que era localizada na Rua Abreu Magalhães, em prédio emprestado. Como alcançou sucesso em pouco tempo de existência, o Clube ganhou prédio próprio na Rua Martinho Campos, onde hoje funciona o Centro Municipal de Reabulitação. E naquele local funcionou por longos anos, instruindo muitas pessoas.

 

No ano de 1890, em 23 de agosto, o CluBE recebeu a visita do primeiro governador do estado do Rio de Janeiro, o senhor Francisco Portella, afirmando sua imporância para a classe desfavorecida e ofereceu uma verba de 6000 mil réis anuais para manuntenção do mesmo. O tempo e a falta de verbas acabaram não favorecendo a continuidade do Clube de Instrução Gratuita.

 

Alguns anos se passaram sem uma escola pública de qualidade como era o Clube de Instrução Gratuita. os cidadões e também os inspetores, como Doutor Jorge Barata e a professora Dona Guiomar Souto Avellar, sabiam da importância de uma escola na cidade. Após muitos esforços junto ao Governador da época, o Comandante Ary perreiras, foi criado o Grupo Escolar , com o nome de francisco Varella e não o do antigo jornalista, através do decreto n° 205, em 28 de agosto de 1935 e publicado no Diário Oficial em 06 de setembro de 1935

 

Inicialmente o Grupo Escolar iria ser instalado no antigo prédio do Clud de Instituição Gratuita que há muito estava abandonado e seria cedido para este fim sem ônus para o estado por um período de dez anos. Mas ele necessitava de reparos e adaptações para o bom funcionamento, o que acabou não se concretizando.

 

Passados alguns meses do decreto de criação do Grupo Escolar o jornal "Correio do Carmo", em 27 de outubro de 1935, cobrava quando o mesmo começaria a ser realidade. então entra em cena a figura da inspetora Professora Guiomar Souto Avellar, que por volta de 1937, juntando esforços conseguiu a instalação do grupo escolar num prédio cedido pelo Senhor antonio Carlos Ferreira, um libanês, pai da Professora Lair Ferreira Braz. Este local provisório se encontrava em adiantado processo de adaptação e em março daquele ano as salas estariam prontas para receberem o mobiliário escolar. Esse prédio ficava onde hoje é a loja "Presentes & CIA"

 

Nessa mesma época, em 12 de abril de 1937, a Professora Alva Coutinho tomou posse e assumiu o exercício de Diretora do Grupo Escolar Francisco Varella. pouco tempo depois, chegou a Escola um presente , ofertado pelo Senhor Edgardo Phal e pela Senhora Alice de Magalhães Phal. em 14 de agosto de 1937 a imagem de Jesus Crucificado foi presenteada ao Grupo pelo casal e colocada no Salão de Honra, a mesma que se encontra até os dias atuais no hall de entrada do Colégio.

 

Posteriormente, o Grupo Escolar Francisco Varella foi transferido para a esquina da Rua Ulisses Lemgruber com a Rua Abreu Magalhães, para um local reformado e adaptado de acordo com as exigências da Engenharia do Estado e lá permaneceu ao longo da década de 1940. Essa transferência ocorreu, porque o antigo prédio na Rua Cônego Gonçalves já não suportava mais a quantidade de alunos matriculados e necessitava de reparos.

 

em 16 de agosto de 1948 o governo do estado do Rio de Janeiro adquiriu da Prefeitura Municipal de Carmo o terreno para a construção do atual prédio. No ano de 1950, teve início a construção, na esquina da Rua Francisco Lourenço Alves com a Rua Luiz Moura Pinheiro, sendo inaugirado em 1952.

 

Bibliografia:

Almanach d'O Carmense, 1888.

Almanach d'O Carmense, 1891.

Blog:http://escolavarella.blogspot.com.br/p/nossa-historia.htnl.

Certidão de compra e venda de terrenos, Cartório do Primeiro  e Ùnico Ofício. Comarca de Carmo, 1984.

Jornal "O Carmense"

Jornal "Correio do Carmo"

Reminiscências de Carmo, Afrânio Gismonti Machado, 1999.

Ruas de Minha Terra, Afrânio Gismonti Machado, 2005.

 

 

Destaque
Tags
Inscreva-se para receber atualizações do Colégio Varella

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page